Notas, o que isso quer dizer?

As notas demonstram claramente se seu filho irá ou não ser aprovado, isto é, se irá ou não “passar de ano”, por isso temos que dar a elas, a importância que merecem. Com a imposição do Governo Federal a não retenção de alunos, ou seja a não haver reprovações, muitas…
Continue lendo

Sono e lazer, qual a medida?

Dormir é um importante momento do processo ensino aprendizagem, pois é nele que serão reconfiguradas as redes neurais e os conteúdos são fixados de forma definitiva no cérebro. Mas devemos lembrar que o sono em excesso faz com que fiquemos fadigados e preguiçosos e dificulta o aprendizado. A média que…
Continue lendo

As redes sociais e a aprendizagem

Um grave problema que hoje, vicia tanto quanto as drogas químicas. Elas privam, principalmente os jovens, de fazer esportes, de se relacionar socialmente com outras pessoas, de estudar ... Um analfabeto funcional é aquele que consegue transformar letras em sons, mas não em ideias. Reserve um horário, diariamente, para checar…
Continue lendo

O que a família tem a ver com isso?

Tudo! É fundamental a interação da família no processo ensino aprendizagem, estabelecendo normas de comportamento, disciplinando, proporcionando condições de lazer e cobrando, dos filhos, com consciência. O que faz de você um homem ou uma mulher, não é, apenas, a capacidade de gerar um filho, de ter um filho –…
Continue lendo

Aula dada é aula estudada

A sala de aula não é lugar de se estudar, é lugar de se entender. Em casa seu filho estuda. Aprender é um processo coletivo e passivo, estudar é um processo individual e ativo. Estude menos e aprenda mais! Assim, estude o que foi visto em sala de aula todos…
Continue lendo

Como escolher um cursinho?

Reserve um tempo para conhecer a localização, a estrutura física, a proposta pedagógica e os profissionais que atuam. Procure cursos com turmas reduzidas, aonde seu filho seja acompanhado mais de perto, suas dúvidas sejam dirimidas e o ambiente seja agradável e propício ao aprendizado e, principalmente, que estimule seu filho…
Continue lendo

Por que fazer cursinho?

O sistema educacional brasileiro, em geral, é um grande faz de conta. A escola finge que ensina e o aluno finge que aprende. No cursinho a situação se inverte, o foco é direcionado e o objetivo é a construção do conhecimento, o aprender de verdade. O aluno se envolve com…
Continue lendo